28 de agosto: Dia do Bancário

Ofício secular e vital para o desenvolvimento econômico de uma nação: o Bancário. Os primeiros profissionais brasileiros da área surgiram por volta de 1808, momento em que se via a necessidade de permutar ouro, utilizado nas transações comerciais com moedas; surge em 12 de outubro o primeiro banco público do Brasil e, em 1836, a primeira instituição privada. Ao longo das décadas, vários momentos marcaram a importância destes profissionais no que diz respeito à manutenção de nossa economia, bem como os rumos do país.

“Ética, dedicação e eficiência são alguns de tantos atributos deste profissional que é indispensável para o crescimento de nossa sociedade”, afirma André Soares, advogado e sócio da Pinto & Soares Advogados Associados.

Globalização

Com a internacionalização do sistema financeiro, fruto do processo de globalização da economia mundial, tempo e informação são variáveis determinantes. “Com o avanço da tecnologia e os aplicativos, os bancos têm reduzido as agências e funções; o cliente resolve basicamente tudo pelo aplicativo. É preciso disciplina, capacitação, relacionamento com o cliente e planejamento para programar o batimento de metas mensais e anuais, haja vista a forte concorrência e inovação em produtos e serviços”, enfatiza Amália Meira, bancária há 27 anos.

Dia histórico

A data foi escolhida em razão da grave iniciada em 28 de agosto de 1951 em São Paulo. Aderida por vários sindicatos do país, a paralisação pleiteava, à época, 40% de aumento salarial e melhores condições de trabalho. Ao término de mais de dois meses de greve, com desfecho favorável ao pleito, o dia entrou para o calendário como marco histórico da classe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *