Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, instituindo escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país, bem como a regulamentação dos conteúdos e a garantia dos direitos trabalhistas dos profissionais da educação. Passaram-se 120 anos e, em 1947, a união de um grupo de professores liderados pelo paulista Salomão Becker marcou a referida data como marco para confraternização e homenagem aos professores(as).
Decreto Federal
A data viria a ser oficializada somente em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, art. 3º, que dizia: “Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. Instituía-se naquela data pelo então presidente João Goulart o Dia dos Professores.
Platão
Para o pensador a educação é a mais nobre das ciências e bem supremo da vida. Segundo ele, o processo de ascensão da alma submetida à educação promove o despertar do estado letárgico para o estado de inteligência, condição necessária para a formação de um novo cidadão.
Feliz Dia dos Professores!!